sexta-feira, 19 de junho de 2015

Os filhos de Israel se multiplicam e são oprimidos no Egito. (Êxodo - curso bíblico-1a)

1a. Êxodo - curso bíblico - Os filhos de Israel se multiplicam e são oprimidos no Egito.

  Foram apenas setenta almas da casa de Jacó que desceram para o Egito, com exceção de José que já estava lá (1:5).  Mas depois da morte de José e de todos os seus irmãos os filhos de Israel aumentaram muito de maneira que a terra do Egito se encheu deles (1:6-7). 
  Então levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não conhecera a José, o qual temeu que os filhos de Israel, por terem se multiplicado, poderiam se unir aos inimigos dele em alguma guerra e pelejar contra os egípcios. Por isto, decidiu junto com o seu povo os afligir com cargas, e colocaram sobre eles maiorais para afligi-los, e lhes obrigaram a edificar a Faraó cidades-armazéns, Pitom e Ramessés (1:8-11). Mas quanto mais os afligiam, mais eles se multiplicavam, e os egípcios se enfadavam por causa dos filhos de Israel (1:12).
  Depois o rei do Egito disse às parteiras das hebréias que quando nascessem crianças do sexo masculino elas deveriam mata-las já no parto, e deixar com vida apenas as mulheres. As parteiras, porém, temeram a Deus e não fizeram como o rei do Egito lhes dissera, antes conservavam os meninos com vida (1:15-17). Então ordenou Faraó a todo o seu povo que lançassem no rio a todos os filhos homens que nascessem dos hebreus (1:22).

Sobre a multiplicação e a opressão dos filhos de Israel no Egito, assinale a opção incorreta.

(  ) A- Foram apenas setenta almas da casa de Jacó que desceram para o Egito, com exceção de José que já estava lá.  Mas depois da morte de José e de todos os seus irmãos os filhos de Israel aumentaram muito de maneira que a terra do Egito se encheu deles. 
(  ) B- Quando levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não conhecera a José, ele temeu que os filhos de Israel, por terem se multiplicado, poderiam se unir aos inimigos dele em alguma guerra e pelejar contra os egípcios. Por isto, decidiu afligi-los. 
(  ) C- Quanto mais os Egípcios afligiam os filhos de Israel, mais eles se aniquilavam e já corriam o risco de desaparecer como povo.
(  ) D- O rei do Egito disse às parteiras das hebréias que quando nascessem crianças do sexo masculino elas deveriam mata-las já no parto. Como as parteiras não lhe obedeceram, ele ordenou a todo o seu povo que lançassem no rio a todos os filhos homens que nascessem dos hebreus.

Confira o gabarito de respostas.

Acesse a estrutura geral do curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário