sexta-feira, 19 de junho de 2015

Livramento no mar vermelho (Êxodo - curso bíblico-2b)

2b. Êxodo - curso bíblico - Livramento no mar vermelho

  E tendo saído o povo de Israel do Egito o SENHOR ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem, para guiá-los pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os iluminar, (13:21). “Nunca tirou de diante do povo a coluna de nuvem, de dia, nem a coluna de fogo, de noite.” (13:22). O Senhor cuidou do seu povo em cada mínimo detalhe.
  Mas o triunfo final sobre os egípcios ainda estava por vir, e Deus preparou toda a situação para entregar a vitória completa a seu povo. Primeiro Deus ordenou a Moisés que fizesse o povo acampar-se junto ao mar (14:2). Depois, endureceu o Senhor o coração de faraó para perseguir novamente os filhos de Israel (14:3-4). Assim ele tomou seiscentos carros escolhidos, e todos os carros do Egito, e os capitães sobre eles para perseguir o povo de Deus (14:5-8).
  Quando o exercito de Faraó se aproximou do povo eles se desesperaram, e temeram muito, e clamaram ao Senhor (14:10). Mas ao mesmo tempo também murmuraram (14:11-12). Moisés, porém, estava crendo no livramento de Deus e disse ao povo: “Não temais... O SENHOR pelejará por vós, e vós vos calareis.” (14:13-14)
  Então o Senhor disse a Moisés: “...levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco.” (14:16). E assim o mar se abriu “E os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco; e as águas foram-lhes como muro à sua direita e à sua esquerda.” (14:22) E os egípcios entraram atrás deles, mas as águas tornaram-se sobre os seus carros e sobre os seus cavaleiros (14:23-26). “Assim o SENHOR salvou Israel naquele dia da mão dos egípcios...” (14:30) “...e temeu o povo ao SENHOR, e creu no SENHOR e em Moisés, seu servo” (14:31).

Sobre o livramento no mar vermelho, considere as seguintes afirmações:

I. E tendo saído o povo de Israel do Egito o SENHOR ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem, para guiá-los pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os iluminar. Tanto a coluna de nuvens, quanto a coluna de fogo, ambas acompanharam o povo até que chegaram ao mar vermelho.
II. Mas o triunfo final sobre os egípcios ainda estava por vir, e Deus preparou toda a situação para entregar a vitória completa a seu povo. Primeiro Deus ordenou a Moisés que fizesse o povo acampar-se junto ao mar. Depois, endureceu o Senhor o coração de faraó para perseguir novamente os filhos de Israel. 
III. Quando o exercito de Faraó se aproximou do povo eles se desesperaram, e temeram muito, e clamaram ao Senhor . Mas ao mesmo tempo também murmuraram. Moisés, porém, estava crendo no livramento de Deus e disse ao povo: “Não temais... O SENHOR pelejará por vós, e vós vos calareis”.
IV. Então Moisés disse a Josué: “...levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar”. E assim o mar se abriu “E os filhos de Israel entraram pelo meio do mar com a água apenas nos joelhos; e as águas foram-lhes como muro à sua direita e à sua esquerda”. 

(  ) A- Todas as alternativas estão corretas. 
(  ) B- Nenhuma das alternativas está correta.
(  ) C- Apenas I e IV estão corretas.
(  ) D- Apenas II e III estão corretas.

Confira o gabarito de respostas.

Acesse a estrutura geral do curso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário