sexta-feira, 19 de junho de 2015

As provas e adversidades dos Israelitas no deserto (Êxodo - curso bíblico-3a)

3a. Êxodo - curso bíblico - As provas e adversidades dos Israelitas no deserto

  A despeito do grande livramento que o Senhor deu a seu povo, contudo, ele não deixou de prova-los. Assim que fez Moisés partir os israelitas do Mar Vermelho já surgiram tribulações, o povo andou três dias no deserto, e não achou água para beber. Depois chegaram a um lugar onde havia água, mas não puderam beber porque a água era amarga, por isso chamou-se o lugar Mara. (15:22-23). O povo mais uma vez murmurou (15:24). Moisés clamou ao Senhor, que lhe mostrou uma árvore, ele então a lançou nas águas, e as águas se tornaram doces (15:25).
  Depois o povo seguiu viagem pelo deserto, e novamente murmuraram, desta vez porque tiveram fome (16:2-3). Então o Senhor disse a Moisés que faria chover pão dos céus, e o povo o colheria diariamente (16:4). Os Israelitas chamaram este pão de maná; e ele era como semente de coentro branco, e o seu sabor como bolos de mel (16:31). Eles comeram o maná por quarenta anos, até que entraram em terra habitada (16:35).
  Depois, os filhos de Israel acamparam em Refidim e novamente foram provados pela sede, pois não havia ali água para o povo beber (17:1). Ali, mais uma vez, o povo murmurou e contendeu com Moisés (17:2-3). Moisés mais uma vez clamou ao Senhor (17:4), então o Senhor lhe disse que tomasse a sua vara e com ela ferisse uma rocha em Horebe, de onde o Senhor fez sair água para o povo beber (17:5-6).
  Depois Israel foi novamente provado, agora pelo combate, pois veio Amaleque, e pelejou contra Israel em Refidim (17:8). Então Moisés disse a Josué que escolhesse homens e saísse à peleja contra Amaleque, enquanto ele estaria sobre o cume do outeiro intercedendo pelo povo (17:9). Quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas quando ele abaixava eram derrotados (17:11), então Arão e Hur sustentaram as suas mãos (17:12), assim Josué e o povo prevaleceram (17:13).

Sobre as provas e adversidades do deserto, assinale a opção incorreta.

(  ) A- Depois do grande livramento que o Senhor deu a seu povo, ele não mais quis prova-los. Assim que fez Moisés partir os israelitas do Mar Vermelho cessaram todas as tribulações.
(  ) B- Quando o povo teve fome o Senhor disse a Moisés que faria chover pão dos céus, e o povo o colheria diariamente. Os Israelitas chamaram este pão de maná, eles o comeram por quarenta anos, até que entraram em terra habitada.
( ) C- Quando os filhos de Israel acamparam em Refidim novamente foram provados pela sede, pois não havia ali água para o povo beber. 
(  ) D- Em Refidim Israel também foi provado pelo combate, pois veio Amaleque, e pelejou contra Israel ali. Moisés ficou sobre o cume do outeiro intercedendo pelo povo. Quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia, Arão e Hur sustentaram as suas mãos, assim Josué e o povo prevaleceram.

Confira o gabarito de respostas.

Acesse a estrutura geral do curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário