sexta-feira, 12 de junho de 2015

A queda do homem e a primeira promessa de redenção (Gênesis - curso bíblico-1b)

1b. Gênesis - curso bíblico - A queda do homem e a primeira promessa de redenção

  No capitulo 3 de Gênesis temos o episódio da tentação e queda do homem, ou seja, o relato da primeira vez em que o homem deu ouvidos ao inimigo e decidiu desobedecer a Deus praticando assim o pecado e se tornando vitima das suas terríveis consequências. Paulo, mais tarde, definiu assim este acontecimento: “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.” (Rm 5:12)
  O ato de Adão e de sua mulher permitiram a entrada do pecado na face da terra e com ele sua terrível consequência “a morte”, morte física e espiritual. Mas neste mesmo dia Deus colocou em pratica um plano para salvar o homem do poder do pecado, pois ao proferir o juízo a Satanás personificado em serpente ele faz a primeira promessa de redenção: “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” (3:15) 
  Quando Deus diz a satanás que colocaria inimizade entre a sua semente e a semente da mulher estava se referindo ao Senhor Jesus que viria a este mundo nascido de uma mulher para ser ferido na cruz a fim de derrotar o inimigo e a sua obra que é o pecado.

Sobre a queda do homem e a primeira promessa de redenção, considere as seguintes afirmações:

I. No capitulo 3 de Gênesis temos o episódio da tentação e queda do homem, ou seja, o relato da primeira vez em que o homem deu ouvidos ao inimigo e decidiu desobedecer a Deus.
II. O ato de Adão e de sua mulher permitiram a entrada do pecado na face da terra e com ele sua terrível consequência “a morte”, morte física e espiritual. 
III. No mesmo dia em que o homem caiu Deus colocou em pratica um plano para salvar a humanidade do poder do pecado, pois ao proferir o juízo a Satanás personificado em serpente ele faz a primeira promessa de redenção: “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” (3:15) 
IV. Quando Deus diz a satanás que colocaria inimizade entre a sua semente e a semente da mulher estava se referindo ao Senhor Jesus que viria a este mundo nascido de uma mulher para ser ferido na cruz a fim de derrotar o inimigo e a sua obra que é o pecado.

(  ) A- Todas as alternativas estão corretas. 
(  ) B- Nenhuma das alternativas está correta.
(  ) C- Apenas I e IV estão corretas.
(  ) D- Apenas II e III estão corretas.

Acesse o gabarito de respostas

Acesse a estrutura geral do curso


Nenhum comentário:

Postar um comentário